---
Vídeo original: https://www.youtube.com/watch?v=TIkqBZnrKJM
Siga os autores: @IoniAppelberg, @knutsvanholm, @TheGuySwann
---
Shitcoin é uma moeda projetada basicamente com o objetivo de enriquecer seus criadores. Podemos subdividir as shitcoins em duas categorias principais: craptomoedas e cleptomoedas.
Craptomoedas
Do inglês crap (porcaria), também conhecidas como “altcoins” ou “criptos”. São esquemas de pirâmide e/ou golpes que aproveitam para pegar carona com o sucesso do Bitcoin. Os criadores de shitcoins falam o que os n00bs inexperientes querem ouvir para conseguir que abram mão de seus bitcoins. Eles fazem isso alegando que a “tecnologia blockchain” tem mais do que apenas um caso de uso. Algumas das primeiras descrições do Bitcoin eram sobre propriedades arbitrárias. A quantidade de pagamentos por segundo e a adoção pelo varejo não são tão importantes para um novo tipo de dinheiro. Os criadores de craptomoedas exploram conceitos errôneos para promover suas narrativas. Não faz nenhum sentido usar uma blockchain que não seja o Bitcoin. Uma blockchain não é nada mais do que um banco de dados lento projetado para fazer uma coisa: Garantir que bitcoins não possam ser gastos duas vezes.
A ideia de que sempre haverá uma abundância de moedas com diferentes casos de uso é equivocada. Baseia-se em uma concepção errada de dinheiro. O dinheiro é o bem mais vendável em uma sociedade. É uma competição onde o vencedor leva tudo. Você pode trocar dinheiro por qualquer outro bem e serviço que exista.
Como em todos os mercados emergentes, muitos oportunistas abrem negócios quando veem um novo ativo surgir. As corretoras de bitcoins e fornecedores de carteiras online perceberam bem rápido que vender bitcoins por outras moedas não era um modelo de negócio muito lucrativo. Especialmente porque acumular mais bitcoins é a melhor estratégia. A maneira mais rápida de fazer isso acabou sendo a venda de clones e cópias do Bitcoin para as massas ignorantes. Por isso muitas dessas empresas se transformaram em verdadeiros cassinos de shitcoins.
As craptomoedas vêm em vários formatos e formas. Algumas são projetadas para garantir privacidade. Algumas oferecem transações mais rápidas e baratas. Algumas estão até tentando ser plataformas, que permitem aplicativos descentralizados. Mas quando você pára para pensar um pouco mais sobre essas coisas, nenhuma delas faz sentido. Nenhuma delas é verdadeiramente descentralizada. Elas não podem ser. Tudo o que for "blockchain" inventado após a descoberta do Bitcoin, foi feito por pessoas que já conheciam o Bitcoin. Todos os criadores de shitcoins estão em uma posição de poder e informação privilegiada. As moedas são pré-mineradas e todas são controladas centralmente por um pequeno grupo de pessoas. Nenhuma delas pode garantir um cronograma de emissão imutável como o Bitcoin pode. Todas são um grande jogo de batata-quente para ver quem segura por mais tempo sem se queimar e não contribuem em nada para o aperfeiçoamento da humanidade.
Cleptomoedas
Todos nós usamos cleptomoedas, ou moedas fiduciárias, que é o termo mais comum para elas. Nenhum emissor de dinheiro na história foi capaz de resistir à tentação de enriquecer. A inflação tem origem em um lugar apenas: no Banco Central.
O ouro foi como uma espécie de primeira camada de dinheiro por mais de 5.000 anos devido às suas propriedades naturais. O ouro é escasso e não muito fácil de encontrar na natureza. Também é fácil verificar a autenticidade do ouro. Quando o sistema bancário foi inventado, os banqueiros logo encontraram um cheat. Que eles poderiam distribuir mais recibos de ouro do que realmente mantinham em seus cofres. A probabilidade de cada cliente retirar todo o seu ouro de uma vez era muito baixa. Foi assim que surgiu a primeira nota monetária. Isso enriqueceu o banqueiro às custas de todos os demais. A prática é chamada de reserva fracionária e ainda está em uso hoje. Na verdade, é muito pior hoje em dia. Desde 1971, a atual moeda de reserva mundial, o dólar dos Estados Unidos, não tem mais lastro em ouro. Em vez disso, devemos aceitar seu valor por decreto.
Todas as moedas fiduciárias são emitidas por uma autoridade central. Elas são um mecanismo de canalização de riqueza das massas para as garras de uma elite. É desse mecanismo que o Bitcoin oferece uma saída. Se você não curte muito a ideia de ser uma engrenagem na máquina de outra pessoa, agora você tem uma saída. Grandes governos em conluio com grandes corporações governam o mundo. E eles ficam mais poderosos a cada segundo. Se você não quer participar desse roubo institucionalizado, agora existe uma ferramenta. O Bitcoin.
---
APOIE
https://www.bitcoinheiros.com/apoie